Gonorreia: Sinais, Transmissão e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber

Essa IST é uma das DSTs de maior incidência globalmente, comprometendo milhões de pessoas todos os anos. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer indivíduos de ambos os sexos, e, se ignorada, pode resultar em problemas sérios. Neste artigo, exploraremos os sinais mais comuns, formas de transmissão, diagnóstico e formas de cura da doença gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

Essa infecção é uma doença causada por bactéria que atinge especialmente as estruturas do sistema genital, incluindo uretra, região cervical, canal anal e orofaringe. Mesmo que seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sinais da infecção podem variar conforme o indivíduo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores típicos são:

Em Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Nas Mulheres:

Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:

A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.

Como a Gonorreia é Transmitida?

O meio mais comum de contágio acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo diferentes tipos de contato íntimo. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Métodos de Diagnóstico

A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:

Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Exame de amostra biológica: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar obter mais informações o tratamento completo para prevenir reinfecções.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Gonorreia: Sinais, Transmissão e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber”

Leave a Reply

Gravatar